Home

Linguagem Zeta

Pensar em acessibilidade é buscar maneiras de tornar a vida mais fácil.

Linguagem ZetaO Zeta é uma associação entre a linguagem Braille (linguagem dos portadores de deficiência visual), a forma convencional do alfabeto e a tecnologia de celulares.

Com uma associação direta da forma da letra com a grade de números de seu celular, é possível visualizar as combinações de cada dígito.

Para exemplificar melhor, imagine a letra “A”, veja que ela tem dois pontos inferiores, assim começaríamos a desenhá-la no ponto 7 (da grade zeta) e terminaríamos no ponto 9, assim a letra A é a a sequência dos números (7,9).

ex.: digitando a letra A

Zeta - exemplo letra A

Alfabeto Zeta

Por favor, habilite o Javascript e Flash para assistir este vídeo Flash .

Agora imagine a letra “C” veja que ela tem dois pontos laterais, assim começaríamos a desenhá-la no ponto 3 (da grade zeta) e terminaríamos no ponto 9, assim a letra C é a sequência dos números (3,9).

Com isso facilitamos o entendimento da linguagem tanto para portadores de deficiência visual como para as pessoas que não são portadoras de deficiência visual, além de ser um método comum a todas as pessoas que enxergam.

Em nosso projeto os numerais são representados por eles mesmos já que estão na grade. Ou seja, durante um intervalo de tempo, se você digitar: apenas uma vez, terá o número correspondente; duas vezes, uma letra do alfabeto, caracteres especiais mais utilizados ou acentuação; e três vezes, outros caracteres.

SMS Fácil

Ilustramos como é simples escrever em Zeta. Lembre-se que o formato geométrico da letra é associado ao teclado do celular. Imagine no Multi-tap você digitaria 4 vezes para fazer a letra S, no Zeta são apenas dois dígitos.

Aprenda a escrever em Zeta

Utilize o teclado numérico abaixo para escrever em Zeta. Verifique as combinações no box e clique sobre cada uma delas.

Por favor, habilite o Javascript e Flash para assistir este vídeo Flash .